Uma breve história da Black Friday.
A origem da Black Friday
Olá, pessoal! Como vocês já devem estar sabendo, no dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês, teremos a Black Friday 2020 aqui no Brasil. Nos últimos anos, a Black Friday foi ganhando importância para o comércio e se tornou uma data esperada para lojistas aumentarem as vendas, e para todo mundo aproveitar as promoções e torrar a primeira parcela do tão aguardado décimo terceiro… hehe. Como sempre, não custa nada lembrar a importância de pesquisar bem direitinho aquilo que você está querendo comprar; e, talvez, esperar mais um mês e se organizar para aproveitar as promoções. Mas falando em Black Friday, vocês já se perguntaram de onde vem essa tradição e quem inventou? É uma data aleatória para fazer as pessoas gastarem dinheiro? Neste post te contamos tudo sobre ela!
Origem incerta, mas certamente americana
Mas como ela surgiu?
Não existe um consenso sobre a origem da Black Friday, mas é fato que essa tradição se iniciou nos Estados Unidos. Lá, existem várias histórias diferentes para explicar como surgiu a data. A mais aceita é a de que a Black Friday teria começado na Filadélfia, nos anos 90, com as ruas lotadas na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, quando começam as promoções de Natal. As vendas e o movimento teriam dado tanto trabalho, a ponto de os policiais chamarem esse dia de Black Friday.
Dos EUA para o resto do mundo a partir de 2010
O que faz sucesso precisa ser compartilhado!
No fim da primeira década dos anos 2000, vários países passaram a ter a sua Black Friday, para aumentarem a atividade econômica perto do fim do ano. Em diversos lugares, aproveitou-se um feriado local para servir de mote a para Black Friday, como é o caso do Dia dos Solteiros na China, o Dia da Revolução no México, ou o Diwali, na Índia.
Aqui no Brasil, a Black Friday começou em 2010. Na época, 50 lojas aderiram e faturaram 3 milhões de reais. Já sabe o que aconteceu, né? O sucesso imediato levou ao fortalecimento da Black Friday brasileira nos anos seguintes. Há de se pontuar que, enquanto nos Estados Unidos a BF é muito mais forte nas lojas físicas, aqui no Brasil o movimento começou pela web.
Black Fraude e “metade do dobro”
Mas e os riscos?
Nós, brasileiros, somos especialistas em fazer piada com os acontecimentos negativos e foi assim que criamos expressões para falar de promoções “furadas” na Black Friday. “Black fraude” e “metade do dobro” se referem à prática de aumentar o preço dos produtos perto da Black Friday para que os descontos das promoções sejam apenas ilusórios para os compradores. Então, é importante estar sempre ligado!
Esse papo de Black Friday é porque vai ter na Talent, é?
Também! Falar da Black Friday é importante porque ela faz parte da vida de muita gente no mundo inteiro e já gerou suas referências culturais próprias. Mas, SIM, é verdade que TODO ANO TEM BLUE FRIDAY NA TALENT (por aqui, teremos uma Blue Friday super especial que estamos preparando para você– segura a curiosidade por aí e acompanha as nossas publicações que já já te contamos mais). Você pode ficar esperto para aproveitar o mês de novembro e já começar a se preparar para pegar a BF 2021 em inglês!