Natal chegando: uma história do boneco de neve
Chegamos ao mês de dezembro e todos sabemos que, apesar do sol rachando, da “lua no quengo” aqui no Recife, essa é a época de vermos decorações de Natal repletas de referências ao inverno, de assistirmos a filmes com história mágicas de Natal em uma Nova Iorque coberta de neve e a episódios especiais das séries que acompanhamos. O Natal é tão invernal que em pleno clima tropical, ficamos aqui no Recife suando em bicas e ostentando uma mesa com nozes e um peru gigantesco que, no calor de mais de 30 graus, não nos deixam nada bem no dia seguinte. E, se tem um personagem que é símbolo desse Natal frio que todos querem viver mesmo quando a areia da praia ferve igual a lava vulcânica esse é o – se pensou em Papai Noel errou – boneco de neve! Mas o que você, que sonha em fazer um, achando que é tranquilo ficar debaixo de neve, sabe sobre ele?
Quando começaram a fazer bonecos de neve?
Obviamente, não é possível encontrar o primeiro boneco de neve feito, mas Bob Eckstein, um escritor que gostava tanto de bonecos de neve a ponto de escrever um livro sobre sua história, encontrou em uma biblioteca em Haia, na Holanda, um livro de horas medieval, datado de 1380, que contem mais a antiga representação de um boneco de neve que conhecemos. Assim, podemos dizer que na Idade Média, já se fazia bonecos de neve. Só não dá pra confirmar se foi na Idade Média que começaram a fazer o nariz com uma cenoura.
Provavelmente, não foi até o fim do século XVII, que a cenoura foi utilizada como nariz. Afinal, em 1511, foi feita, em Bruxelas, uma espécie de instalação com 100 bonecos de neve se revoltando contra a situação política e a miséria. Ninguém gastaria 100 cenouras em tempos de carestia…
O livro de Eckstein é uma leitura divertida e vai mostrando os usos do boneco de neve, variações regionais, suas aparições na cultura pop e contando a história de como esse personagem se tornou tão carismático. Sua popularidade nos países de língua inglesa se deve muito ao príncipe Albert, que gostava muito do boneco e importou o costume para a Inglaterra vitoriana no século XIX.
Números sobre o boneco de neve: um pouco de cultura inútil
- Uma pessoa queima 238 calorias para fazer um boneco de neve
- Até 2018, foram lançados 24 filmes com “boneco de neve” no título. Em 6 deles, o boneco de neve é um assassino
- O recorde mundial de instalação de bonecos de neve é o número de 12.379, em Sapporo, Japão
- 10 milhões de flocos de neve são usados pra se fazer um boneco de neve
- Existem 4 empresas que vendem kits para montar bonecos de neve
- Existem 90 mil vídeos no youtube ensinando a fazer um boneco de neve