Emmeline Pankhurst: de sufragista a assassina? – Talent Language

Blog

keeping up with talent
1 de março de 2021

Emmeline Pankhurst: de sufragista a assassina?

Era um domingo de verão em Londres, nos idos que smartphones e câmeras digitais eram algo nas mãos de poucos. Eu, que morava a poucos minutos de Westminster, decidi sair e ver o que se passava pela cidade que marcava em seus termômetros mais de 30 graus. Não fosse o clima seco, poderia jurar que estava a andar na Conde da Boa Vista ao meio-dia. Depois de ver dezenas se divertindo nas fontes em frente a National Gallery, me dirigi a Westminster e, como que por um passe de mágica, fui sequestrado por um
parque que nunca havia visto antes: Victoria Tower Gardens. Na entrada, uma estatua me convidou a conhecê-la.


Em meus 19 anos, não a conhecia – Emmeline Christabel Pankhurst. Do alto do seu palanque, armada de bronze, se apresentou: lutei pelo sufrágio universal.


Nascida em meados do século XIV, Pankhurst foi uma ativista política. Ela é conhecida por ter ajudado a organizar o movimento sufragista por meio do Women’s Social and Political Union, um movimento formado somente por mulheres engajadas em ação direta e desobediência civil. No final do mesmo século, algumas nações já haviam transposto essa barreira, como a Nova Zelândia, que se tornou o primeiro país no mundo a garantir para mulheres acima dos 21 anos de idade.


A luta das “Suffragettes”, como o Daily Mail as chamavam, no intuito de diminuí-las, englobou o uso de bombas, incêndios, depredação e até greve de fome, para a qual o governo ordenou alimentação forçada. O ápice de suas ações pode ser considerado o dia em que Emily Davison se posicionou em frente ao cavalo do rei no Epsom Derby de 1913, vindo a óbito e trazendo notoriedade internacional para essa luta social essencial.


A batalha precisou ser interrompida quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu, mas seus esforços não foram em vão. Em 1918, as mulheres acima dos 30 anos que preenchiam uma certa demanda social passaram a votar e, 10 anos depois, todas as mulheres a partir dos 21 anos ganharam a autorização de exercer seus papeis como cidadãs e compor a sociedade por completo.

Porém, em 2020, após o assassinato de George Floyd pela polícia de Minneapolis com requintes de crueldade e falta de empatia, uma onda de revoluções varreu inúmeras cidades e derrubou, literalmente, monumentos dedicados a pessoas que lucraram, mantiveram e deram força à escravidão. Esse movimento marcou o ano de 2020 e abriu a porta para uma nova maneira de ressignificar a história.

– Sim, mas o que Emmeline tem com isso?

De acordo com o grupo Fathers4Justice, que luta para que homens sejam tratados igualmente no que tange aos seus direitos parentais após divórcios, o monumento a Pankhurst é um ultraje, pois ela e sua filha faziam parte da White Feather Campaign. Essa campanha foi responsável por atacar publicamente milhares de homens jovens que se recusaram a atuar na guerra. De acordo com Matt O’Connor, fundador do F4J, muitos desses homens já haviam voltado da guerra, sofriam de problemas mentais e físicos, mas foram taxados como medrosos e não-patrióticos.


O’Connor vai além e diz ser muito importante que debatamos sobre figuras públicas com um passado cheio de fantasmas. Ele pontua que a luta de Pankhurst pelo sufrágio não pode ser um fator que cegue a sociedade para o sangue de inocentes que pinga das mãos dela.


Então, caro leitor, até onde podemos e devemos prestar homenagem a figuras que desempenharam papéis importantíssimos para o avanço da sociedade? E até onde suas ações e crenças podem ser tomadas como um fator que eclipse o seu trabalho? É claro que em casos como os acontecidos em meados de 2020 são inquestionáveis: escravizadores, não importam o que tenham feito, sempre terão seu lugar na coluna do “mal” na história. Mas devemos agora, diante de uma nova perspectiva de sociedade, revisitar a bibliografia de todos os nomes históricos? Quem serão seus advogados? Quem serão seus acusadores? Quem será o júri? Chegou a hora de recontar a história? Como sempre, deixo essa grande questão para vocês pensarem e tirarem suas próprias conclusões.

Publicado por
Tony Monteiro
Graduado em Jornalismo pela Unicap, Tony encontrou no ensino uma forma de fazer algo que o move: ajudar pessoas. Acumulou ao longo de quase 20 anos enorme experiência como professor, coordenador, formados de instrutores e examinador Cambridge.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

leia também

mais lidos

Fazer alfaiataria linguística

Significa entender que não se busca conhecer uma nova língua sem uma motivação de fundo, uma ambição pessoal, um sonho ou um objetivo profissional que nos move. Significa entender que o valor de nossas soluções reside fundamentalmente na capacidade de aproximar as pessoas de seus desejos, incrementando o seu “guarda-roupa linguístico”.

威而鋼有效成分

假藥可能含有包裝上未提及的物質。它們可能含有更便宜的活性成分,效果大致相同,但可能出現不同的副作用。威而鋼即使你沒有馬上發現什麼,長期服用這些藥片也可能對健康有害。一些假的威而鋼甚至含有有毒物質。

  • 壯陽藥的選擇技巧

樂威壯的效果

如果想要降低樂威壯對胃部的刺激,建議在晚餐1小時後使用,樂威壯一來減少藥物對胃部的刺激所產生的副作用,二來不影響藥物的吸收,三來為接下來的性愛提供足夠能量。