O inglês no frevo
Você sabia que um dos grandes compositores de frevo era inglês?
Em Newcastle, cidade localizada no Nordeste da Inglaterra, nasceu John Philips Johnson, um dos 4 fundadores da Orquestra Sinfônica do Recife e compositor de frevos clássicos que em Recife se criou e construiu sua identidade musical.
-Conheça um pouco da história desse compositor através das palavras do pesquisador Renato Phaelante:
“Johnson pertenceu aos Blocos das Flores, Apois Fum e Lira da Noite, ao lado de nomes famosos como Felinho e João Santiago. Tocava também na Orquestra Gente Nossa e seguiu as companhias líricas que pelo Recife passaram nas décadas de 1920, 1930 e 1940. Foi ainda regente da Banda de Música de Nazaré da Mata e era filiado à União Brasileira de Compositores. Mesmo criando maxixes, valsas, sambas e outros ritmos, destacou-se ao compor frevos de rua, que eram sempre muito bem-vindos no período carnavalesco. Desse seu importante trabalho, Jones Johnson recebeu o troféu do Clube do Compositor do Recife, em 1961, por haver sido o melhor do seu gênero naquele ano”
Fonte: jornalggn
-Gostou de conhecer a história? Então aproveita para escutar um dos raros frevos de Jones Johnson disponíveis no YouTube, ele se chama “Você sabe”.